Dicas

Com a intenção de tornar a sua viagem ainda mais agradável e sem contratempos, elaboramos uma lista com dicas preciosas que você não encontra facilmente por aí! Quer saber o tipo de roupa que deve-se trazer, o que deve ser evitado usar, costumes que podem ser reproduzidos por você, segurança e dicas culturais?
Aqui é o lugar! Tudo para que sua viagem saia exatamente da forma como imaginou!!

utilidade pública

Utilidade Pública


• Para fazer ligações internacionais para o Rio de Janeiro, basta discar +5521 e o número do telefone desejado. Se estiver com um telefone local basta ligar direto para o número, sem a necessidade de colocar esse prefixo.

• Praticamente todos os locais aceitam cartões de crédito ou débito. Antes de embarcar, confira sua senha e não se esqueça de avisar à empresa do cartão o local e o período de sua viagem.

• O carioca é bastante informal e o clima é quente, por isso vale planejar andar de roupas leves e frescas como bermuda, camiseta, vestido, chinelo ou tênis durante o dia. Alguns locais à noite podem pedir um traje mais arrumado, então é interessante colocar na mala pelo menos um look mais arrumado.

• O carioca tem um estilo único e diferente. Tente sentir e vivenciar o way of life do carioca, indo a lugares menos turísticos e aproveitando cada momento.

• Não deixe de fazer um plano de saúde ou seguro de viagem. Existem várias empresas que fazem, não viaje sem o seu!

* Sempre contrate empresas e guias cadastrados na Cadastur para ter maior segurança. A lista você encontra nesse site: www.cadastur.turismo.gov.br.

• A voltagem da tomada no Rio de Janeiro é de 110 volts. Cuidado para não estragar seu eletrônico (geralmente celulares e notebooks são bivolt).

• O padrão de tomadas no Rio de janeiro é a de três pinos redondos, numa posição única, portanto, se os seus também não forem, traga o adaptador universal ou adquira na cidade.

• O que não pode faltar na sua mala em nenhuma estação: calção de banho ou biquíni, saída de praia, óculos escuros, máquina fotográfica, bermudas, sandálias, chinelo, tênis, roupas leves, capa de chuva (que você pode comprar por aqui), calça jeans, mochila, protetor solar.

segurança

Segurança


• O Rio de Janeiro é uma cidade segura, mas tem problemas como qualquer metrópole no mundo. Por isso evite: sair com joias, falar no telefone enquanto anda na rua e, na praia, quando for ao mar, não deixe suas coisas sozinhas, peça para alguém próximo a você olhar. Mas uma dica em relação à praia, tente escolher pessoas que pareçam confiáveis, como uma família com criança por exemplo!

• Divida seus pertences em mais de uma mala! Se sua mala extraviar pelo menos você tem alguns pertences para os primeiros dias

• Se você só trouxer uma mala, indicamos trazer pelo menos uma muda de roupa na mala de mão. Nunca se sabe o que pode acontecer até o seu destino.

• Ainda no setor segurança, o ideal é não sair com passaporte original e nem com muito dinheiro. Leve uma cópia do documento e dinheiro suficiente para gastar durante o dia com conforto. O passaporte e o restante do dinheiro, deixe no hotel ou em casa.

• Evite transitar em ruas ou praças mal iluminadas, principalmente se estiver sozinho.

• Dentro dos meios de transporte público mantenha a bolsa, carteira, pacotes ou sacolas na frente do seu corpo para evitar qualquer transtorno.

• Não atenda o celular na rua. Falar ao telefone deixa o usuário distraído e, ao mesmo tempo, vulnerável. Se precisar fazer ou receber uma ligação, entre em algum lugar seguro. E para evitar chamar atenção, coloque seu aparelho no modo vibratório ou silencioso.

transporte

Transporte


Para a sua segurança, o ideal é que os transportes utilizados por você sejam os nossos transfers ou ainda empresas cadastradas no Cadastur. Caso opte por taxi, o ideal é considerar as opções abaixo:

• Ao desembarcar no aeroporto ou na rodoviária se informe lá mesmo sobre a melhor rota a seguir e o provável valor da corrida. Prefira veículos de cooperativas e exija que o motorista ligue o taxímetro.

• Na cidade é aconselhável não aceitar taxis que cobrem preços fixos, já que é obrigatório por lei o uso do taxímetro.

• Existem diversos aplicativos de taxi confiáveis que você consegue baixar pelo celular. Alguns dos mais famosos são o Taxi Beat, 99 Taxis, Easy Taxi entre tantos outros. A vantagem é que a corrida pode ser paga com cartão de crédito e você ainda tem informações sobre o motorista, tornando assim o transporte mais confiável.

metereologia

Metereologia


O clima tropical do Rio de Janeiro propicia tempo quente na maior parte do ano para os turistas! No verão, que acontece de dezembro a março, a temperatura média máxima é de 36,9 graus. É justamente nesse período que costumam ocorrer as chuvas de verão, que chegam de repente e duram pouco tempo.

Logo em seguida vem o outono, que se passa entre os meses de março e junho, onde há uma queda da temperatura, que fica com a média máxima em 30 graus!

O inverno acontece nos meses de junho, julho, agosto e setembro e é nele que encontramos as temperaturas mais baixas, com média de 22 graus e é a estação que menos chove.

Em seguida chega a primavera, estação onde as flores aparecem e a temperatura volta a subir com os termômetros marcando em média 27 graus.